Conheça a história e a arte do Escultor Pedro César
Pedro César Almeida Santos nasceu em 27 de junho de 1965, em Jequié (BA). Desde a infância demonstrou talento e criatividade, fabricando brinquedos e esculturas de madeira. Aos 8 anos, descobriu a paixão pela arte ao observar um artesão esculpindo, e ainda jovem começou a desenhar e vender retratos.
Mudou-se para São Paulo em 1980, onde consolidou sua carreira como escultor. Produziu obras em diversos materiais — madeira, bronze, cimento, fibra de vidro e aço' — e recebeu dezenas de certificados, prêmios e homenagens, incluindo destaque da Academia Botucatuense de Letras.
Além de escultor, atuou como fotógrafo e perito técnico, profissão em que se aposentou. Criou monumentos e esculturas de grande relevância, como as estátuas da dupla Tonico e Tinoco, do fundador de Botucatu, do cantor João Paulo, do Pelé (inclusive uma versão hiper-realista em tamanho real), e do Beto Carrero.
Pedro também realizou grandes trabalhos de tematização para parques, clubes e programas de TV — como o Fantasy Acqua Clube de Gugu Liberato, o Parque Beto Carrero World, e o Programa Fantástico da TV Globo.
Entre suas obras monumentais estão a Nossa Senhora das Graças no Paraguai (6,8 m de altura), a Bíblia gigante em Botucatu (6 m), e várias esculturas religiosas e homenagens em bronze espalhadas pelo Brasil e exterior.
